Sagrado feminino

Encontro de mulheres vai reunir trocas de experiências e empreendedorismo em Santa Maria

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Eliane (da esquerda para direita), Isadora, Ana, Beatrice e Camila aguardam pelo encontro de mulheres no Secret Garden

Além de sinônimo de reconhecimento das pautas, lutas e conquistas femininas do mundo todo, o mês de março também é de acolhimento e partilha. Nos próximos dias, uma programação organizada por mulheres e destinada para as mulheres vai surgir em Santa Maria. No dia 13 de março, o espaço Secret Garden abrirá os portões para o projeto Aldeia das Mulheres e para mais uma edição da feira Feito por Mulheres. Com entrada gratuita, as atividades ocorrerão das 9h às 21h. As duas atividades vão reunir a exibição e comercialização de produtos feitos por mulheres, desde artesanato, cosméticos e culinários a serviços e atendimentos sobre corpo, mente e saúde da mulher. 

Carnaval de Santa Maria terá programação para pets neste domingo

ALDEIA DAS MULHERES
Na organização da Aldeia das Mulheres, está a microempresária Ana Rodrigues, 36 anos. Criadora da Aldeia - Apoio à Parentalidade, ela conta que, antes da pandemia, já havia organizado um evento semelhante. Com os avanços da vacinação no município, surgiu a possibilidade de retornar com a proposta e buscar novas parcerias.

A reflexão sobre o papel de mulher na sociedade, assim como o compartilhamento de vivências e conhecimentos formam a base do evento. A iniciativa vai contar com nomes conhecidos da cena de Santa Maria, como a cantora e psicóloga Melinna Vieira, a dançarina e professora Milena Colognese, a instrutora de meditação, Isis Azolim, as cantoras Eveliny e Nina Nunes, entre outras participantes. Ana comenta sobre a escolha:

- São mulheres que se destacam pelo trabalho no meio feminino, que têm um grande conhecimento sobre o assunto que trarão. E todas elas são mães que vivem diariamente a luta do empreendedorismo feminino - explica Ana.

Ela reitera que as atividades da Aldeia das Mulheres são gratuitas. Temáticas como autoconhecimento feminino, empoderamento do corpo, maternidade real, meditação e conexão com o feminino, além de uma vivência em dança, já foram confirmadas. A programação completa pode ser acompanhada pelo perfil @aldeia.parentalidade, no instagram.

FEIRA
Projeto oriundo de uma rede de apoio econômico feminino iniciada a partir de um grupo no Facebook, a feira Feito por Mulheres mantém as atividades desde dezembro de 2021. Camila Lourenci, 26 anos, que é uma das organizadoras, afirma que 50 expositoras, em média, devem participar desta edição. 

- Teremos alimentação vegana e vegetariana, artesanatos variados, brechós e cosméticos naturais - conta.  

A feira ocorrerá das 16h às 20h, simultaneamente com algumas atividades da Aldeia das Mulheres. Para Isadora Santos, 19, que também faz parte da organização do Feito por Mulheres, o encontro terá muita relevância.

- A importância deste evento está na união, na valorização do empreendimento feminino local e no acolhimento entre mulheres - finaliza Isadora. 

AO AR LIVRE
Localizado no Bairro Camobi, o  Secret Garden possibilitará que as atividades sejam realizadas ao ar livre, seguindo o protocolo sanitário. A proprietária do espaço, Eliane Lazzaron, 43, ressalta a missão do local, que existe desde 2019, em ser palco de evento de imersão e celebração do feminino:

- Serão mais de 90 mulheres expondo seu ato de amor. São artesãs, donas de casas, mulheres maravilhosas, que se desdobram no presente, passado e futuro, em todos os momentos. Será uma vivência única para mim, que quero estar presente, viver e acolher todas.

A realização de propostas semelhantes no local também é comentada pela organizadora de eventos do Secret Garden, Beatrice Oliveira, 27. Ela argumenta que é preciso olhar uma para as outras, buscando valorizar cada feito. Para Beatrice, a Aldeia das mulheres é símbolo de reconhecimento.

- Não é só um trabalho social e econômico para incentivar o empreendedorismo feminino. É para gerar visibilidade para o papel da mulher dentro da sociedade - afirma Beatrice. 

PROGRAME-SE

  • O quê - Aldeia das Mulheres e feira Feito por Mulheres
  • Quando - 13 de março, das 9h às 21h
  • Onde - Espaço Secret Garden (Rua Pedro Santini, 4111, Camobi)
  • Entrada - Gratuito

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria tem casas destelhadas, árvores caídas e casas sem energia elétrica após temporal Anterior

Santa Maria tem casas destelhadas, árvores caídas e casas sem energia elétrica após temporal

13,5 mil casas estão sem energia elétrica em Santa Maria Próximo

13,5 mil casas estão sem energia elétrica em Santa Maria

Geral